quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Por que meus vendedores odeiam as reuniões de vendas ?



Reunião de Vendas na Segunda-feira,  agenda fixa das 9 às 12hs.

3 horas de reunião ! 

O que deveria ser o momento mais esperado pelos vendedores, se torna na verdade, o "momento de tortura".

Se as reuniões das equipes de vendas tem um papel vital na condução dos negócios para garantir a execução dos planos, por quê é esse o "clima" ?

Respostas possíveis de vendedores reais sobre "Reuniões de Vendas" :

1) São maçantes

2) Quem chamou a reunião não tem competência !

3) "Estou perdendo meu tempo" !

4) São longas demais, fala-se muito, resolve-se pouco...

5) Já sei tudo que vão falar…

6) 50% do tempo é pra cobrar a entrega  dos relatórios…

7) A reunião não tem pauta (?)


Se você está em dúvida se a reunião que você convoca toda semana tem alguma semelhança, pergunte-se : 

"Se não fosse obrigatória, quem participaria ?" 

Ficou preocupado ?

Calma ! Nem tudo está perdido… você pode virar o jogo…

Aproveite essas oportunidades para começar a semana entusiasmando a equipe.  Crie um ambiente de apoio e orientação para a realização das metas. Estimule o engajamento, a troca de experiências e a comunicação. Seu objetivo deve ser motivar e preparar a equipe para vender.

Algumas dicas práticas para uma reunião bem sucedida :

1) Crie uma pauta que seja respeitada;

2) Envolva os participantes, faça-os conduzir parte da reunião;

3) Faça uma introdução que desperte o interesse;

4) Assuntos administrativos devem ser limitados a 10% do tempo ou menos;

5) Convide-os a compartilhar experiências - Quando eles têm a oportunidade de "gerar conteúdo" o comprometimento cresce;

6) P L A N E J A M E N T O  é a palavra chave.

7) Só apresente problemas se você  já tiver pensado nas soluções;

8) Programe situações divertidas que produzam um clima agradável - prêmios, histórias de sucesso por exemplo;

9) Ajude seus vendedores a ganharem mais dinheiro - crie condições para que aprendam mais sobre sua atividade, pode ser um pequeno trecho de um filme, um comercial criativo, uma história estimulante que  provoque uma atitude positiva;

10)Enfatize o positivo - Elogios em público, "porradas" em particular…


E pra finalizar, NUNCA ESQUEÇA : 

o vendedor é o personagem que vai trazer faturamento e pagar o seu salário e de todos os outros funcionários, esse cara precisa estar 110% motivado e comprometido com sua "REUNIÃO DE VENDAS" !


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